terça-feira, 15 de abril de 2014

MAR DE LAMA NA GÁVEA!

Por Máximo



Na surpreendente cruzada moral que enceta alguns grupelhos, o mais divertido está no gueto dos pseudo-intelectuais. A começar pela personalização do caráter. Impolutos, localizam naqueles, particularmente Rubro-Negros, que não dispensamos o prazer da piada, ainda mais saborosa quando envolve o Vasco, a fonte da expressão, um "verdadeiro retrato do povo brasileiro". Sempre nessas horas, como é óbvio, citam a famigerada (famosa) "Lei do Gerson", daquele anúncio de uma marca de cigarro, "Vila Rica", em que o ex-meio-campo, em meados da década de setenta, já ao final de carreira, anunciava gostar "de levar vantagem em tudo, certo?" Somente neste parágrafo já haveria material suficiente, se trabalhado à luz de referenciais adequados como convém a "intelectuais". Não seria querer demais, porém, quando se lê que "somos responsáveis pela cabeça dos brasileiros", numa pretensão que só não é de uma arrogância pelo que tem de ridicularia infantil?

Em campo similar (sem trocadilho), cabe a analogia, igualmente trôpega, com o que me ocorre da leitura que venho fazendo sobre a trajetória do conceito do populismo na história e nas ciências sociais. Certo, um blog não é o lugar pra aprofundamento, mas nos limites que lhe cabe não deve dispensar a possibilidade da crítica. Uma espécie de comprimido de dipirona, pra ficar no genérico tributário à ridicularia contra a qual "debate". Pensei no "Mar de Lama". Uma maravilha, logo após a declaração do pobre-diabo do Felipe. Reparem no seguinte, como legenda da foto do goleiro Rubro-Negro, sob o título em caixa alta, quase estourando a página, "MAR DE LAMA NA GÁVEA!":

"Ganhar roubado é melhor ainda."

Sairíamos após a leitura, as mãos firmes e indignadas na página suja, com a certeza de que o povo brasileiro necessitaria dali em diante, mais do que nunca,  da mais intensa e contumaz vanguarda esclarecida, naturalmente impoluta, nutrida e fornida, pois a enumeração de particípios à exaustão também é indispensável, de uma visão estratégica dos problemas do país e que se responsabilizaria pela orientação de reformas profundas nesse caráter que superassem o "atraso" e nos pusessem em rumo da felicidade pátria, livres da incorporação tutelada das massas desorganizadas e inconscientes. 

Não me levem a mal, mas cansa até pra fazer piada. Ou, na carona de Didi-Huberman, como o anacronismo de naftalina evidencia "os limites que a distância impõe para sua compreensão."

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário