domingo, 7 de abril de 2013

Estudo de Caso

Por Máximo


Ronaldo é o exemplo significativo de "estudo de caso". Observar-lhe o início no Cruzeiro, os gols que rapidamente o elevaram à categoria de "fenômeno" na construção do grande produto em que se transformou o atleta, a camisa retalhada em centímetros quadrados de propaganda. Ronaldo é o marco dessa nova era que ganha consistência ali em meados dos anos 90, no auge da recidiva liberal. Sempre pareceu-me um ventríloquo, repete, repete, repete: "fenômeno", "carisma", agora "independência". "Credibilidade" também, mas credibilidade é uma dessas palavras que a moda tanto gasta que acaba fátua. Reparem este trecho da entrevista ao globo. Nenhuma palavra sobre os crimes da ditadura. "Independência", cara-pálida?


SRN





"Romário e Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura, entregaram petição na CBF, pedindo a saída de Marin, que foi deputado da Arena. O que acha?"


"Acho legítimo. Não sei até onde pode haver mudanças com este movimento. O que eles querem é o que eu também quero. Um choque de ordem no futebol brasileiro. Tem muita coisa que não queremos mais ver: falta de transparência, calendários ruins, brigas de torcidas... E se o Marin não consegue fazer isso... Tem de trocar. E tem de entrar alguém capaz de pôr tudo isso em prática. A CBF precisa se modernizar. O futebol precisa de pessoas jovens e dinâmicas, de ideias novas. Poxa... Em Copa do Mundo, cantamos o nosso hino! O futebol representa o nosso país. E quem vai representar a gente e cuidar do que é nosso?"

"Você foi convidado para o COL também para ser escudo de dirigentes desgastados com público e governo?"

"Não sei exatamente. Sei que estou lá. E, sim, querem contar com o meu carisma, minha honestidade e meu comprometimento. Agrego isso, sim. Mas, se tiver coisa errada, eu não vou participar. Tanto que minha primeira atitude ao assumir o comitê foi negar o salário oferecido. Abri mão porque não preciso de dinheiro. Quero ter liberdade de sair fora se achar que tem algo errado. E sair pela porta da frente."

Leia mais sobre esse assunto emhttp://oglobo.globo.com/esportes/ronaldo-saida-de-mano-atrasou-selecao-8049048#ixzz2PpORblHj
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário