sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Os Filhos dos Incas e o Clube de Groucho

Por Máximo




Na biblioteca do nono da UERJ, para a monografia, lendo o verbete "Cesarismo, Fascismo e Bismarckismo", em "Dicionário de Política", de Norberto Bobbio, para Marx, comparar os dois Bonapartes trata-se de uma "analogia histórica superficial". Em Roma, a luta de classes era restrita a uma minoria privilegiada, ao passo que, na sociedade industrial, em esboço e desenvolvimento dos dois parentes, o campo da luta se amplia, envolvendo toda a sociedade, de resto, muito mais complexa. E daí? Seguinte: 

Se for superficial, continua uma analogia útil até pela futilidade do gesto vindo de quem vem. Refiro-me ao racismo dos nossos vizinhos de sangue igualmente chupado. A frase do meu colega de UERJ, Edson Leonel - "Na minha míope visão, aquela cartela de cores está muito próxima da minha pele negra." - me lembrou um desenho de encomenda que fizera: Groucho Marx, apenas relacionando ambas as frases, a do meu colega sobre o racismo dos filhos dos Incas e a do humorista: "Não entro pra clube que me aceita como sócio."

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário