domingo, 16 de janeiro de 2011

Encostas Subdesenvolvidas

Plácido Gonzaga Bastos



Não é fácil ver as próprias mazelas. Antes era mais fácil: havia a crença no natal, que tinha até o seu próprio bom velhinho. Marx, embora muito útil como crítica, não foi o papai noel trazendo o presente bonito do socialismo.
 
E o capitalismo adiante, usando o que for preciso. Durante o seu amadurecimento, na era industrial do que Hobsbawm chama de "o breve século XX", não se constrangeu, valendo-se até de formas pré-capitalistas. Curioso como a força econômica do egoísmo assentava-se sobre uma ética do trabalho, o sacrifício do presente em nome do futuro, o compromisso com o dever, a probidade, a pontualidade e a família - unidade em torno da qual organizava-se a produção.
 
O capitalismo hoje, livre do antagonismo socialista, não necessita mais do futuro. Cumpre consumir rápido. E aí a justeza da observação de Marx quando escreve sobre a força revolucionadora ínsita do capitalismo. Em sua nova e atual fase pós-industrial, mecanismos úteis até há pouco tornaram-se um estorvo. A família, por exemplo. Nem a operária, pois não mais se renova força de trabalho; nem a pequeno-burguesa, que vive para o futuro, para  imprevisto, para a educação dos filhos, para a segurança da casa própria.
 
A força revolucionadora capitalista está no limiar do seu âmago: um individualismo anti-social absoluto.
 
Diante disso, qual o significado de uma tragédia nas encostas do subdesenvolvimento senão material de consumo que se gasta rápido na televisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário