domingo, 2 de janeiro de 2011

Coxo de Amputação

Por 28


A Lagoa substitui o hospital, esquece também as esquinas no traçado de Brasília, enquanto dura o telefonema em que ela reorganiza as funções para o bairro, inviabilizando o ato de andar, que detesta, uma W3 carioca margeando o espelho d’água, Parque Lage, Jardim Botânico, Jóquei, até à PUC.

 No hospital não haveria previsão para a dor. Uma cirurgia de recomposição de amputados: os que perderam braços teriam de volta os meios de afeto, os que perderam pernas caminhariam em direção à vida, os seccionados de saudade dela receberiam um telefonema, que não seria um telefonema, mas uma cirurgia recuperando os 13 dias subitamente interrompidos.

Uma dúvida pontua a noite que escorre monótona. Os olhos abertos, na cozinha, fumando. Como não sabe mais conversar. Já havia sinais anteriores. Um talho simples, de cicatrização certa e a pele reconstituída. Engano: anos de exposição comprometeram-lhe o tecido, agora a pele enrugada só conhece a nascividade quando escreve, ainda que de improviso, sem rascunho,

Pensa no que lhe dissera, quando conversavam, andando, sobre o símbolo da solidão:

“Isso é foda. Um camarada bebendo sozinho num botequim.”

Adiante, num prédio, o apartamento escuro e a janela com um idoso, como um quadro de Munch:

“Cara, isso é que é solidão” – ela lhe diz.

Na rua, atravessando a Quinta da Boa Vista, a reflexão de andarilho levou-o ao risco de Lúcio Costa e, pensando no triângulo equilátero, figura de equilíbrio usada para a Praça dos Três Poderes, invade-o uma harmonia para além do ethos constitucional, para por sobre Legislativo, Executivo e Judiciário, o HIGS da Asa Sul em cujo vôo embarca como Ícaro. Registro de Brueghel, pendurado ele não sabe onde. O que importa é a cena da queda de Ícaro, no desafio à mediocridade, à aspereza, à realidade de compressão de torno, rija, contra a qual a cera, material usado por Ícaro, empresta um toque de ironia e faz da Asa Brasiliense uma recidiva da que usou. Ocorre que a queda de Ícaro é épica, digna de Brueghel.

Atravessa a Radial, próximo o Maracanã, voltando da Asa Sul, no trajeto idêntico que ela percorreu.

Um 30 de dezembro que estica em 30 dias de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário