sábado, 23 de abril de 2011

São Jorge Carbono

Por Máximo



Numa acepção feita nas coxas, ethos seria mais ou menos um padrão cultural de instintos e emoções que determinada comunidade adota quanto a valores e eventos.

A propósito, é o que ocorre ao 28, que anda muito reacionário. Acaba de me mandar um e-mail falando que arrumara uma perna nova, feita de liga de carbono. Perguntei onde arranjara dinheiro e ele me respondeu que usara o ethos nacional que lhe facilitara a troca de um rim subutilizado pela perna nova de liga de carbono. Chegou a me dizer que dá pena de usá-la. Prefere evitar de sair e passa horas a admirá-la pendurada no suporte novo que mandara instalar na parede onde antes havia um prego de pendurar a muleta velha.

"É o seguinte esse nosso iberismo, meu irmão. Hoje que é dia de São Jorge vale mais ainda agradecer ao personalismo que me levou à pessoa certa. Ofereci o rim e levei a perna. Maravilha."

28 me fez lembrar o que li outro dia. Uma entrevista do Luis Werneck Vianna em que este trata justo da redenção do iberismo feita pelo Lula quando chega ao poder. Filho de uma experiência "americanista", de rejeição ao trabalhismo varguista de concessão vinda de cima, Lula e o sindicalismo do ABC representaram, durante a década de 70, um movimento que se pretendia efetivamente "orgânico", gestado no intestino da sociedade.
Como ficaria nossa tradição colonial, feita de personalismo, paternalismo e clientelismo, responsável por vários modos de integração alternativa? Caminharíamos rumo a um ethos anglo-saxônico, puritano, de uma organização social baseada na impessoalidade?

28 já sabia que eu lhe faria tais perguntas e esperou. Esperou extasiado olhando pra sua perna nova.

"O problema de sujeitos como você, que acham que virar intelectual é passar alcool nas ideias, deixando tudo muito asséptico, como freiras de puteiro, o que você quer, meu irmão? Uma solução que cancele a nossa historicidade e venha "reformar" com escovão e rodo, mandados comprar fora?

Repare como nas perguntas que você faz já está implícito um pressuposto de inferioridade, uma hierarquia classificatória, botando o puritanismo como um valor superior, um objetivo a ser alcançado rumo à prevalência do coletivo à base do impessoal?

Meu sonho, depois desta perna obtida graças ao mais atrasado de nosso iberismo, é ver aquela multidão de evangélicos, lotando o Maracanã, sem pressa de afastar os caboclos arriados perto dos pastores ao lado do Macedo."

Uma boa páscoa pra vocês aí."

Pra você também, 28.

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário