sábado, 28 de julho de 2012

Copa e Banheiro

Por Tadeu dos Santos






Vi um programa na ESPN onde o cara dizia que os países-sedes não deveriam ficar atrelado ao modelo de olímpiada e/ou copa do mundo ditado pelo comitê olímpico internacional e a FIFA. Disse ainda que nos jogos panamericanos realizados em CUBA o modelo foi ditado pelos cubanos levando em consideração as especificidades do país e seu modesto poderio econômico. Seria esse o modelo a ser seguido. Concordo.

O que ele, contudo, esqueceu de dizer é que nem o COI e tampouco a FIFA obrigar a qualquer país a sediar seus eventos. Ao contrário, eles previamente se submetem a uma série de exigência para, apenas e tão somente, ver aceita sua candidatura. Não é simples? Basta que não sediemos nada. 

A desigualdade no país, mesmo com o bolsa-família, é ainda vexatória. Como pode um país tão desigual, com problemas históricos a aguardar solução gastar a fortuna que gastaremos pra sediar a copa e posteriormente as olimpíadas? É a maldita propaganda do governo. Aliás, meu amigo, você conhece algum país sério que tenha verba destinada à propaganda? Gastam uma fortuna pra alardear que fizeram aquilo a que estão moral e legalmente obrigados. Mostraremos ao mundo que sim, podemos organizar esses eventos megalomaníacos, mas que não conseguimos distribuir adequadamente a renda, acabar com o analfabetismo, proporcionar saúde digna à toda a população e que nossa segurança só funciona pra inglês ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário