segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Perfunctórias Linhas Olímpicas

Por Tadeu dos Santos, graduado em Ciências Sociais e Direito, pela UERJ.




Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, foi publicado em 1º de dezembro de 1933 (45 anos após o “fim” da escravidão) .

Em apertadíssima síntese, podemos afirmar que o autor tenta desmistificar a noção de determinação racial na formação de um povo no que dá maior importância àqueles culturais e ambientais. Com isso refuta a ideia de que no Brasil se teria uma raça inferior dada a miscigenação que aqui se estabeleceu. Antes, aponta para os elementos positivos que perpassam a formação cultural brasileira composta por tal miscigenação (notadamente entre portugueses, índios e negros). Mais tarde, Freyre cunharia a expressão democracia racial deságue natural da miscigenação nascida na casa grande, onde conviviam os senhores e os escravos harmoniosamente. Miscigenados, pois.

Posteriormente, claro, apontaram-se as falhas ínsitas ao festejadíssimo livro. As críticas foram capitaneadas por setores situados à esquerda do Movimento Negro.

Como se verá adiante, não se tem aqui a pretensão de analisar minudentemente a noção de democracia racial construída ao longo do clássico Casa Grande e Senzala, mas é por demais óbvio que ele passa ao largo da coisificação que se movia com vistas a desumanizar o negro.

Percebam que a coisificação já tinha início no apresamento de escravos na Àfrica (Um defeito de Cor – Ana Maria Gonçalves, editora Record, 2006), prosseguia durante o embarque e travessia da África ao Brasil (Tumbeiros – O Tráfico de Escravos para o Brasil, Editora Brasiliente, 1985). Uma perspectiva algo exagerada e jornalística do cotidiano do escravo está em “O Negro no Brasil” de Julio José Chiavenatto.

Essa reflexão, algo dicotômica e maniqueista, decorre de tudo quanto li nas redes sociais acerca da eliminação da judoca brasileira Rafaela Silva.

A esta altura somos todos sabedores de que à eliminação sucederam-se xingamentos do seguinte jaez “lugar de macaco é na jaula” e/ou “vá pra selva que lá é o seu lugar”.

É extremamente árdua e dolorosa a preparação de uma atleta de judô para a disputa de competições de altíssimo nível e, obviamente, o esgotamento psicológico fica todo o tempo à espreita.

Assim sendo, houve, naturalmente, a pronta resposta de Rafaela a todas as provocações e xingamentos de nítido cunho racista à ela dirigidas pelos diletos “membros de nossa democracia racial”.

É incomum o surgimento do racismo em meio à normalidade. Ele dá as caras justo nos momentos em que se opera a agudização dos conflitos. É na disputa do emprego que o “branco democrata” torcerá para que a cor da pele seja um fator determinante a ditar a futura escolha.

No passado foram, dentre outras fontes, as epístolas e no presente são as redes sociais. Sobre elas debruçar-se-ão os futuros historiadores ao estudarem o cotidiano de pessoas que viviam aos cliques e que usaram os scraps para matar o tanto que ainda restava de inteligência por aqui.

As postagens de hoje revelam que derrota e desclassificação em competições olímpicas ainda não são “direitos” deferidos aos negros. Há quatro anos foram idênticas as ofensas racistas dirigidas a Diane dos Santos por não trazer o tão sonhado ouro para deleite de nossas elites brancas. Somos os destinatários da máxima de que o futuro é apenas mais passado à espera de acontecer.

Tentando desqualificar a política de cotas raciais, Ali Kamel escreveu o “Não Somos Racistas” para concluir que esse sistema seria cabível apenas naquelas sociedades em que o racismo foi institucionalizado.

Na realidade, somos sim racistas de um tipo bem peculiar e pernicioso. Propalamos a igualdade racial e com isso protelamos indefinidamente o efetivo enfrentamento do problema.

Mas essas perfunctórias linhas apenas tentam manter o blog antenado aos acontecimentos olímpicos. As melhores respostas foram dadas pela própria Rafaela Silva. Eis uma delas:

"Vai se f..., filho da p... Perdi sim, sou humana como todos. Errei e sei que tenho capacidade de chegar e conquistar uma vaga para 2016. Você já não tem o que fazer e fica falando m... por aí. Tenha capacidade, conquiste uma vaga nas olimpíadas e depois a gente conversa".

Dá-lhe Rafaela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário