sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mourinho Não Usa Caveirão

Por Máximo



O futebol é uma maravilha pelas possibilidades estratégicas e táticas que oferece. Não há jogo mais bonito nem mais próximo da História Política, por isso.

Vendo o primeiro tempo da final da  UEFA, Bayern e Chelsea; Guardiola e Mourinho. Prestei atenção na estratégia do português e vi a distância com a Era do Caveirão, em que aprendemos a jogar sem bola, marcando pressão e fazendo falta. O Chelsea marcou a saída de bola - pressão, pois - as linhas compactas, acirradas, na tentativa de buscar o erro inevitável numa zaga que tem de sair jogando com Dante. A pressão relaxou quando o time inglês fez o primeiro gol num contra-ataque em que o homem de ligação partia na vertical do meio-de-campo à área do Bayern, os atacantes cruzando e abrindo de um lado e do outro, a bola chega no da direita já sabendo que irá encontrar dentro da área, fechando, vindo da esquerda, o outro, o espanhol Torres na posição de centro-avante: 1 x 0. Daí em diante - e esta a diferença quanto à Era do Caveirão Nacional - a maravilha que só o futebol pode proporcionar.

Os dois times expondo seus respectivos desenhos de organização de jogo. O Chelsea marcando atrás da bola com uma linha de dois e duas de quatro, dobrando e até triplicando os marcadores em cima do homem da bola, mas, não conseguiu contra-ataques: o Bayern tocava a bola e encontrava no lado esquerdo, com Riberry, sempre jogadas de perigo. 

Como prestava mais atenção no time do Mourinho, pude perceber a falácia de reduzi-lo a, digamos, uma espécie de Zagallo. Bastava observar a linha de dois: quando atacado, esta era formada na frente como primeiro combate; quando atacava, eram os dois zagueiros, atrás das outras duas linhas de quatro, além de se perceber a fluidez destas, ora compondo um quadrilátero de meio, ora forçando uma linha de quatro esticando a defesa do Bayern. É um estilo. Evidente que prefiro Telê e sua atualização em Cuca e Oswaldo Oliveira. Contudo, é no mínimo, cegueira comparar Mourinho e a Era do caveirão, em que aprendemos a jogar sem bola, marcando pressão e fazendo falta.

Riberry empata num chute de fora da área logo no início do segundo tempo. Mantém-se o padrão do primeiro tempo. Falar do escorregão de Dante parece implicância com a comissão técnica do Caveirão Nacional. 

O gol do Chelsea na prorrogação, combinado à expulsão de Ramires ao final do jogo, estabeleceu o estereótipo, que, no caso, não passava de recurso tático necessário ante às circunstâncias da desvantagem, em que se costuma encerrar Mourinho: ataque do Bayern contra a defesa do Chesea, plantado na própria intermediária, agora com duas linhas, de 4 e de 5. 

O gol do Bayern no último minuto da prorrogação, após três defesas sensacionais de Cech, é a confirmação da originalidade fantástica do futebol. 

Penaltis.

Pouco importa o resultado. 

SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário