sexta-feira, 2 de março de 2018

O realismo de Lula à prova de militância

A entrevista do Lula é um convite à piada. Mas, também colabora, esclarece os termos do debate hoje polarizado antes mesmo de iniciado. Já no roteiro mental, o tópico frasal ou anuncia logo que houve golpe ou o texto é suspeito. Lula demonstrou todo o seu pragmatismo. Pra ele, o que é relevante no fato político é a eficácia. Temer foi eficaz, soube suportar a exposição pesada do seu fígado podre, arranjar um anestésico, até a cirurgia que segue sendo feita no hospital que é, como sempre, a minha Cidade. O realismo de Lula é o que o fez dar validade ao que Bobbio escreve em "Democracia representativa x democracia direta." A democracia é um método, incorporando o pluralismo. Cita um autor, Franco Alberoni : "democracia quer dizer dissenso. É um sistema político que pressupõe o dissenso. Requer o consenso apenas sobre um único ponto: sobre as regras da competição." 

É o tal negócio: se a democracia é apenas um método horizontal, como fica a verticalidade da nossa formação, na dinâmica política, com um passivo histórico de exploração, segregação e dependência? Como podemos institucionalizar o conflito de um passivo histórico num acordo de vontades, no presidencialismo da governabilidade afiançada por Jucá, Renan, Sarney, Temer e Moreira Franco, que o lulismo organizou, pra chegar ao poder, com a "Carta à FIESP"? Nessas circunstâncias, aceitas as regras do jogo com tais personagens em campo e no planalto, por que o "mensalão" não é golpe e o impeachment é, uma vez que ambos tratam da manipulação e da chicana admitidas? 


O subalterno, que sempre investiu no antagonismo e na pureza política, habilita-se a gerir o regime através de uma aliança com o PMDB... resultado: Bento Carneiro, a alegoria do Tuiuti, elogiada por Lula por saber se proteger do "golpe".

Mais do que isso, acho: Lula não quer ceder espaço, qualquer força política que ameace aglutinação não pode ficar tão à vontade assim. Esse elogio ao "golpista' que o "golpeou" não deixa de ser um aviso ao Boulos.

Sem chance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário