sábado, 25 de dezembro de 2010

A Companhia de um tricolor só não é pior do que a de dois tricolores

 

É preferível 5 minutos de Carlos Drummond de Andrade à meia-hora de qualquer tricolor.

Ontem , em plena noite de natal, compreendi, afinal, o que representa ter o saco do bom velhinho. A começar pela paciência que se faz necessária para traduzir para brasileiro o próprio português. Também é conveniente informar que Carlos Drummond de Andrade era poeta e escritor (tais simplificações, de resto,  são suficientes, meus caros tricolores, já servem para quando vocês prestarem provas no EJA).

Agora calculem:

Tranquilamente à porta, esperando Papai Noel chegar, quando irrompem as personagens, como se fossem plágios de segunda, de terceira, de quarta divisão e, de lá de onde nunca teriam voltado, não fossem Havelange e a virada de mesa, o Dom Quixote de Gilberto Braga e o Sancho Pança de Glória Peres:

"Nada a ver, pô... esse cara é maluco...madeira com cupim, Frei Caneca... pô!"

Como bom aspone, interveio logo em seguida o Sancho do capítulo atrasado:

"Só podia se dos framengo... ah! Ah! Ah!"

A intenção era fazer graça com a minha postagem aqui do Nação, mas é visível o problema sintático.  Ademais, é natal, noite de confraternização, de tolerância a um ponto até o ponto de resistir, permanecer firme para não tornar ao livro, ainda que fosse o do Paulo Coelho.

"Nada a ver, pô.. esse cara é maluco...madeira com cupim, Frei Caneca...pô!"

"Só podia se dos framengo...ah! Ah! Ah!"

A reprodução é literal, pois  impossível resumir o que  é ágrafo.

E nada do bom velhinho. 

Foi quando me ocorreu que, apesar de grande, seu saco também possui limite. Impossível descer à terra  sem profligar, e aí a malandragem do velho que é bom, mas não  estóico, a fim de aturar aquela combinação néscia boquirrota.

E o cd, com defeito, não cansava a aporrinhola:

"Nada a ver, pô.................................."


"Só podia se dos...................................."

Ao cd pirata sucedeu rápido o celular com fotos do Dom Quixote de Gilberto Braga tiradas ao lado, entre outros,  do Leandro Eusébio. Ao fundo outro tricolor, sempre papagaio de pirata.

Começou a chover.

Feliz Natal

Ainda foi possível. 

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário