domingo, 17 de março de 2013

Aproveita Dorival e lê Hobsbawm

Por Máximo



O trabalho inócuo e um time  ruim já deveriam tê-lo feito pedir o boné e aproveitar o Rio na praia, numa caminhada no Alto, a leitura sempre oportuna de Hobsbawm. 

Em "Mundos do Trabalho",  em que analisa a historiografia operária, Hobsbawm, Dorival,  fala da tentação da história contrafactual ("se minha avó tivesse rodas seria um ônibus de turismo"). Para o historiador , história é o que ocorreu e não o que poderia ter sido. Significaria, então o cancelamento da especulação?

"Não há dúvida de que todos nós continuamos a formular questões do tipo "se ao menos" em relação à própria história operária ou a qualquer outra. Mas, quando o fazemos, deveremos estar plena e lucidamente conscientes do que estamos fazendo, porque o fazemos e do que esperamos obter ao fazê-lo." / Eric Hobsbawm

É o tal negócio:

Se o América do México não tivesse feito três naquele fatídico jogo no Maracanã, se Cerezo não tivesse atravessado um passe tão infantil em 82, se a Ponte Rio-Niterói fosse de madeira; o fato é que a copa do blatter, marin e vírus anexos, as exigências absurdas a ponto de um tribunal especial para defender os lucros das marcas sócias da fifa e condenar sumariamente quem ousar no espaço inviolável do território nacional cedido à copa do blatter; arrogância e atrabiliarismo no tratamento de questões sociais tornadas, anacronicamente, casos de polícia; além de superfaturamentos, prazos estourados para criar o fato consumado a fim de mais superfaturamentos para acelerar o que não necessitava pressa.

Do que estamos falando e o que esperamos, quando dizemos que tudo seria diferente se, ao invés de Brasil, fôssemos a Alemanha?

Sempre me lembro nessas horas do shopping iguatemi, agora boulevard, construído no antigo campo do América, ali na Teodoro, embaixo da Igreja de Santo Antônio, quase no trecho onde havia sido a casa de Noel.

Era o carro de som pra cima e pra baixo, à época, anunciando a redenção não apenas do América, mas do próprio Bairro.

Só falta a charge.

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário