terça-feira, 18 de junho de 2013

Manipulação Não

Por Máximo


Em 64, o golpe aproveitou o comício da Central do Brasil, em que, na emoção do momento, Jango assina, no próprio palanque, as Reformas de Base, um conjunto de medidas reformistas que buscavam o que hoje se chama de inclusão. Em 84, após a rejeição da emenda Dante de Oliveira, que restabelecia a eleição direta pra presidente, plantaram bandeiras vermelhas nos comícios do Tancredo a fim de dizer que os comunistas também iriam pro poder. Justo com Tancredo, velho e hábil político mineiro. Na saída do Collor, novo fantasma, apenas fantasma de ruptura. Indispensável ficar claro que, na proporção, contam-se nos dedos os que mobilizam a violência, sempre espetacular, excelente aos objetivos dessas sínedoques de monstrengo. 

Eu e minha família estivemos ontem na cidade, no centro do Rio, como quase todos os demais 100 mil: em paz, sem violência, apenas fazendo do espaço público o que ele tem de ser: público. 

Indispensável tentar compreender esse fenômenos social de ponta a ponta do país, sem tentar reduzi-lo ou desqualificá-lo. Indispensável ficar atento contra a manipulação.


SRN




Nenhum comentário:

Postar um comentário