sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E Agora Flamengo?




Por Pablo Luiz Faria

“José

         E agora, José? A festa acabou,
         a luz apagou,
         o povo sumiu,
         a noite esfriou,
         e agora, José?
         e agora, você?
         você que é sem nome,
         que zomba dos outros,
         você que faz versos,
         que ama, protesta?
         e agora, José?”

Carlos Drummond de Andrade


 Tenho uma vontade irresistível de perguntar aos mandatários do Flamengo as mesmas perguntas feitas por Carlos Drummond de Andrade nesse trecho poema José: ao fim de 2010, e agora, Flamengo? O que foi feito de tudo aquilo que estava em potência, latência no início desse ano cabalístico que tinha tudo para ser o melhor? O que foi feito das pessoas que tentaram, e por forças visíveis e conhecidas, não conseguiram nada?

Gostaria de poder esquecer esse ano, apagá-lo dos 115 anos de glórias infinitas do Mais Querido do Brasil, mas é melhor que esse ano sirva de exemplo, que seja nosso minotauro sempre como um risco no horizonte. Aplacá-lo, apenas, com sacrifícios.

 Depois de dezessete anos fomos campeões brasileiros, voltando ao  lugar que merecemos sempre, coroando um bom elenco comandado por um bom  treinador. Possuíamos, portanto, a hegemonia estadual, tri-campeões estaduais, e nacional, Campeão Brasileiro. Porém, no ano de 2010 tudo desandou: perdemos o Carioca para o Botafogo de uma maneira vergonhosa, jogamos um péssimo estadual, na Libertadores nos classificamos mais vergonhosamente para a segunda fase, mas fomos fragorosamente derrotados e  terras de Neruda e no Brasileiro, até a presente data, só conquistamos apenas 8 vitórias, 16 empates e 11 derrotas, o que nos coloca na 14° posição, com 40 pontos. Trocamos de técnico três vezes e nada adiantou porque deixamos o melhor jogador ir embora, Wagner Love, só contratamos jogadores de meio campo sem o mínimo de qualidade e deixamos que todos os que nos foram oferecidos fossem para times concorrentes.

O ano começou lindo e terminou trágico: não ganhamos título, não teremos o Maracanã até 2013, Zico não teve respaldo para trabalhar, o CT ainda não saiu do papel e mais uma vez dirigentes medíocres querem a participação da torcida na construção de algo e, o pior de tudo, não há metas reais de melhora para 2011. Isto é, a tragédia se repetirá no ano que vem.

Desculpe-me pelo texto raivoso, melancólico, chato, irritado,  mas não consigo me alegrar com esse futebol pequenininho do Flamengo em 2010 e me irrita muito ver que não honramos a conquista de 2009. E para fechar com chave de ouro: jogo contra o Guarani é tido como decisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário