segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Economia Política do Governo Lula, de Reinaldo Gonçalves, economista da UFRJ



Quem quiser ir direto ao assunto, vá até à página 153, "Universalização versus focalização". Trata-se de um livro que só lamento ter lido agora e que está disponível na página do professor Reinaldo Gonçalves há muito.


Certo, o bolsa família é indispensável, pois, conforme dizia o Betinho, "quem tem fome tem pressa". O problema é que nada impedia fosse combinado com a universalização, a não ser que o empecilho fosse justo um "pacto de governabilidade" em que não se mexesse na parte destinada ao rentismo, o que era perfeitamente possível, nos termos do Modelo Liberal Periférico,nomeado pelo professor Reinaldo, baseado na exportação de commodities. 

A disputa é localizada e mantida no campo do trabalho, o que explica o ódio da classe média e, agora, da nova direita "pão com ovo". É, pra isso, pra continuar desse jeito, que a direita ideológica, vendo que está difícil sustentar este governo (haja vista as entrevistas recentes dos presidentes do Bradesco e do Itaú), mobilizam seus epígonos, Por isso, fica fácil também compreender como era possível tamanho incenso passado tanto à direita quanto à esquerda, 

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário