domingo, 25 de março de 2012

Irmão Jairo

Por Tadeu dos Santos



O, digamos assim, comunicado, quiçá lembrete  pode ser encontrado nas proximidades do campo de treinamento do clube mais querido do Brasil. Certamente devem todos imaginar que tal lembrete/comunicado seja direcionado às divisões de base do Flamengo. Mas não é este o caso. A exortação é dirigida aos profissionais.

De igual maneira, todos sabem que a folha de pagamento bate às nuvens. Ronaldinho Gaúcho, Wagner Love, Felipe e Leo Moura são conhecidos milionários do mundo da bola.

Há algo de muito errado em um clube em que uma obrigação elementar, conhecida sobejamente de qualquer menino das divisões de base,  necessite ser atirada à cara dos profissionais.

Impõe-se à conclusão o fato de que o ambiente publicamente desorganizado, prende-se de maneira umbilical à desorganização do Departamento de futebol do clube.

Ultrapassada a evidência inerente aos fatos, urge que respondamos à questão: o que afinal pretendia o Sr. Manoel Jairo dos Santos ao tornar público e oficial algo que até mesmo a mais jovem das criaturas está farta de saber?

Seria algo do tipo: - Olha, fiz a minha parte. Fiz o óbvio e pedi aos jogadores que fossem atletas. Assim, se Ronaldinho e Cia insistem em perambular pelas madrugas e nunca, never, jamais utilizem a cama para sua finalidade primeva pouco se me dá. Vejam!!! Cumpri o meu dever e neste momento lavo as mãos. Dá-me cá o sabonete.

O mais grave é que toda a realidade circundante nos leva a crer que a mensagem tem endereço certo, mas que falta coragem ao bravo diretor de futebol para dar nome aos bois. Torna-se, pois, genérico o que,na realidade, é específico. E assim, como não ouso dizer: olha Ronaldinho tome tino, dirijo uma mensagem a todo o grupo na esperança de que o 10 a leia e diga: Chê!!! Será que esse negócio é comigo?

São, sem meias palavras, cenas de um amadorismo vergonhoso.

Na realidade, espera-se bem mais de um Gerente de Futebol e convenhamos que se houvesse o Sr. Manoel Jairo dos Santos dado cabo de seus afazeres, o tacanho comunicado/lembrete jamais teria dado o ar da graça.    

O Flamengo e sua maravilhosa torcida merecem mais do que demonstrações pueris e amadorísticas. Somos grandes e idêntica deve ser a estatura daqueles que por aqui trabalham. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário