quinta-feira, 15 de março de 2012

Pegaram-nos, de fato

Por Tadeu dos Santos



Em 05 de dezembro de 2011, morreu Hubert Sumlin e, em 20 de janeiro de 2012, ficamos sem Etta James.

Ambos estão presentes no filme Cadillac Records de 2008, cujo foco é a história da Gravadora Chess Records pertencente a Leonard Chess.

Dentre outros, a gravadora revelou Muddy Waters (grande representante doBlues de Chicago), Little Walter (um dos maiores gaitistas dahistória) e Chuck Berry.

Hubert Sunlin era guitarrista de Howlin' Wolf e é famosíssima a tentativa de Muddy Waters no sentido de arregimentar o músico para tocar em sua banda.

Recentemente deu a participar de todas as versões de Crossroad comandadas por Eric Clapton. Já numa das últimas apresentações fazia-se acompanhar de enfermeira e alguns aparelhos respiratórios. Esteve no palco com B.B. King, Eric Clapton, Jimmie Vaughan, Roberto Cray e Buddy Guy.

A respiração era difícil, os movimentos pouco desenvoltos e a mão um tanto quanto reticente. Mas permanecia intacta a vontade de tocar e inteiramente preservado o velho amor à música.

Hubert Sumlin não era um músico popular. Não era dado ao entorpecimento de fãs e tampouco ao muito amealhar moedas. Tocava blues, música, que ao que tudo indica, toca apenas àqueles que de dores sabem um bom bocado.

Aproveitem as vantagens da informática (não são tantas quanto as apregoadas por aí). Visitem o Youtube e peçam cross road – Hubert Sumlin e não percam a oportunidade de ver um músico rendendo loas ao seu instrumento. Coisa rara nos dias que seguem.

Há quem diga que o blues é apenas um homem, que ao sofrer, canta.  Há, assim, dor por trás do canto. Talvez por isso Etta James possa ser considerada uma das grandes divas do Blues. Como sofreu a criatura que, filha de prostituta, de quebra, foi renegada pelo pai.

Beyoncé é a atriz designada para interpretar Etta James e ao cantar permit eque vislumbremos a distância que separa as moças que sabem cantar(Beyoncé, Whitney Houston) das mulheres que são grandes cantoras (Etta James, GladysKnight).

Neste ponto cabe a indicação de um show em DVD em que estão presentes B.B. King, Albert King, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, GladysKnight, Etta James e Chaka Khan. Confiram Gladys cantando “PleaseSend Someone to Love” e a grande Etta, ao lado de B. B. King, mandando ver em “Something's got a hold on me” ou ainda “Ain'tnobody's business”.

Engraçado,não? Duas estrelas de primeiríssima grandeza apagaram-se, o mundo ficou sensivelmente mais sem graça e sequer nos demos ao trabalho de perceber. Ainda assim, fica o registro e salve Michel Teló.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário