domingo, 7 de outubro de 2012

Tal e qual Prometeu seguirei resistindo

Por Tadeu dos Santos, graduado em Ciências Sociais e Direito pela UERJ



Acesso agora a internet e verifico que Rosinha Garotinho foi eleita prefeita em Campos dos Goytacazes. 

Num primeiro momento sinto-me tentado a reproduzir a famosa pérola de Pelé, a saber: "brasileiro não sabe mesmo votar". Mas o nem sempre lento passar dos anos levou-me a deixar de lado a tentadora mania de ser o detentor último de todas as verdades. Assim, deixei de lado as afirmações peremptórias, as substituindo, quando possível,  por algum tipo de questionamento. 

Em postagem recente, você falou de meios demasiadamente conspurcados que assim perderiam sua capacidade de justificar os fins que logra alcançar.

Há uma imanente necessidade de foco. Sim! Há que se focar nos objetivos. Percebam que essa máxima anda pelas bocas de jornalistas políticos, esportivos, políticos profissionais, Chefes de Recursos Humanos,  psicólogos e outros tantos. É de crucial importância que nos tornemos competitivos, eis que só assim chegaremos à meta perseguida. 

Alcançar os fins anteriormente traçados transformou-se, ao que tudo indica, num verdadeiro vale-tudo. E lá no canto do ringue, junto ao sangue derramado pelos contendores, jaz inerte a idoneidade moral. E o mais grave é que não há quem chore por ela. 

A busca da preservação do legado de Lula padece desse mal. Passa ao largo da usurpação do dinheiro público, bem como da tentativa de subtração de um dos poderes da república em nome dos fins almejados. 

A eleição de Rosinha Garotinho representa mais um duro golpe nos valores que, reconheçamos ou não, ficaram pelo caminho. 

Convoco à lembrança as imagens do jardim de Maluf. E lá estavam Lula e Haddad para, vez mais, demonstrar que sim, os fins justificam os meios. 

Essas pueris inquietações são resquícios de um tempo em que só a direita se corrompia (ao menos era essa a minha crença). Deveria, pois, conformar-me e lançar encômios ao empreendedorismo de Lulinha. No entanto, essa é a primeira eleição de minha filha e não é esse o legado que lhe deixarei. 

Tal e qual Prometeu seguirei resistindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário