segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Geraldo "Assobiador": a biografia que falta

Entre as biografias, sempre muito vendidas no fim de ano, falta uma:  a de Geraldo "Assobiador", meio-campo habilidoso do Flamengo, que surge com Zico, chega à seleção brasileira dirigida por Oswaldo Brandão, em 1975, e morre de operação de amígdalas no ano seguinte, em 1976. Um personagem cujas contradições ajudariam a compreender um futebol de transição à pasteurização atual. Não só andava sobre a bola, na jogada famosa que Zidane imortalizaria, mas também pela sua morte, aos 22 anos, por todas as possibilidades ou, talvez, pelas que não se ensejariam, no confronto com sua concretude histórica, como se os personagens não pudessem ser diferentes do que foram, benzidos pelo destino e condenados ao heroísmo.

Abordar Geraldo, como tema de uma biografia, já é uma escolha crítica. Impossível a ausência de paradoxos na trajetória deste mineiro que tinha até nome de personagem: Geraldo Cleofas. A um só tempo artista e desperdício, quando irritava a torcida com dribles e jogadas sem nenhum outro propósito senão o de simplesmente brincar em campo, como se estivesse numa pelada. Nessa hora éramos unânimes, no lado esquerdo da tribuna de honra: pedíamos em uníssono: Tadeu! Tadeu! -  meio-campo correto, vindo do América, que ainda existia e era um clube relevante a um ponto, até o ponto de ser considerado um dos “cinco grandes” do futebol carioca.

Geraldo também era completamente displicente em relação ao tipo de profissionalismo do futebol brasileiro. Falta a biografia nas livrarias.  Falta Geraldo em campo.


SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário