quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ocimar é um historiador de segunda, mas podia ser um bom ponta-esquerda

Meu amigo Ocimar até que era um bom ponta-esquerda nas peladas de rua aqui da Vila. Hoje ganha vida passeando cachorro pruma pet shop e, quando dá, pega umas tutorias de história dessas espeluncas com "aula" em causa pra aluno de colégio particular em recuperação ou com nota fraca. Ocimar fez o curso de história numa dessas faculdades que faliu. Mas, ele lê muito. Sempre o vejo com um Anderson, o irmão "inglês", marxista, não o "americano", da antropologia das comunidades imaginárias, com um Thompson (outro dia, levava um yorkshire em uma mão, na outra, "A Formação da Classe operária Inglesa"). 

Em face do que ocorre, resolvi mandar mandar um e-mail pra ele perguntando sobre democracia. Respondeu e não se incomodou que eu publicasse aqui no blog:

"Liberalismo é um produto moderno, enquanto a democracia vem dos antigos, da deliberação na praça pública grega. A democracia liberal moderna, representativa, delega a deliberação a seus representantes. O argumento liberal é que a mediação diminui a propensão à demagogia da democracia direta antiga. Daí o nobre parlamentar Eduardo Cunha..."

SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário