domingo, 11 de julho de 2010

28 e Sebastião em frente à UERJ


28 - Vamos sentar aqui no "Jaleco" mesmo. Daqui dá pra ver o Máximo sair da UERJ e entregar esse livro que ele me emprestou. Mas, e aí, Sebastião, Tranquilo? Água? Com gás ou sem gás? Um pastelzinho? O daqui é macio e não trava a dentadura, vai nessa. Mas, diz aí. Também faz história aí na UERJ?

Sebastião - Fala ai 28. Tudo tranquilo, na medida do possível. Pode ser um suco, mas sem açucar, não sou diabético, mas é hábito mesmo, hábito de velho, como diz uma amiga. Para comer pode ser um pastelzinho sim, pede uma porção ai, você pode escolher o sabor.

28 - O Máximo, que tem idade pra ser teu pai, andou lendo um conto de um colega dele de turma mais ou menos da tua idade. Parece que o nome do moleque é Renato. Dei uma passada no sítio, www. magnolia86.blogspot.com, e li o "Contando um Conto - Parte I". Quis ler mais, mas não tem parte II. Também conhece o moleque, já leu o que ele escreve?

Sebastião - Esse zé mané do Renato, que é meu conhecido ai de longa data, usa meu nome nesses contos dele. Tem uma parte II que eu já li, mas tá incompleta. Ele quer uma frase, tudo dele começa assim, uma frase para inciar ou encerrar, nesse caso ele ainda não encontrou a de encerramento. Fala muito do Máximo também, do Nação Maior, ele tem um baita respeito pelo cara. Colocou ele numa fita boa de um Cine Clube, o Renato é aficcionado por cinema, o cara nunca deve ter batido uma punheta, dado os filmes que ele tira do arco da velha, não é coisa de gente normal. Já esbarrei com muito clássico aí na madrugada, a sessão privé que tinha na BAND, aquilo ali era o máximo para mim, depois, ao contrário do Renato, tive criatividade para achar outras brechas, com perdão do trocadilho.

28 - Às vezes, eu penso em entrar pra esse troço, mas não sei bem em que curso. Sempre gostei de ler, continuo gostando apesar da vista volta e meia meio turva, mas sem esse papo de História. Pelo que vi, isso é muito bom pro Máximo, que enche o saco com esse papo de marxismo e o cacete, mas, vou te dizer, anota aí: ninguém, meu irmão, mas ninguém mesmo identificou e explicou melhor os mecanismos de exploração do que o alemão, mas o outro, o escoc~es, o Adam Smith foi na veia. Se marx explicou como a vida funciona, o escocês disse como a vida é. A imperfeição do homem cancela qualquer probabilidade de rigidez sistêmica e tem de deixar espaço pro erro. Você também manja desse papo., é só marxista ou também aporrinha a paciência como o Máximo?

Sebastião - Não faço História na UERJ, mas tenho vontado, um dia. Renato fala muito dessa parada, das coisas que ele aprende, história de curta, média e longa duração. Dos marxistas. Antes ele achava que era moda, agora, dentro desse microcosmo ai da faculdade, ele diz que é uma "pandemia".

Renato não é Marxista, eu menos ainda. Ele diz que nunca leu uma vírgula do Capital. Mas tá querendo se aprofundar no assunto. Tem gente aí de referência, ao contrário de muitos velhos esquerdistas, que falam tanto em dialética mas nunca a aceitaram na vida, nunca viram a vida externa influenciar nas suas ideologias internas. Entende? Como dizia uma velha lá no bairro onde eu moro, eram todos vermelhos.

Sabe, vendo esses ideólogos, penso que tem uma coisa que é muito cara a qualquer ideologia. A ambiguidade do ser humano. Isso me veio a cabeça quando você disse que o ser humano é imperfeito, não dá para fazer nenhum sistema rigido. Sei lá...as vezes tenho vontade de ser niilista, tudo é desconstrução. Saca de pós-modernidade?

28 – Sem chance. E futebol? O Flamengo?

Sebastião - Futebol gosto, porém não entendo nada de esquemas táticos, nome de jogadores só os do meu time, que lógico é o Mengão, e olhe lá. Infelizmente sou de uma geração que não viu um time apaixonado, e nem mesmo uma torcida apaixonada. Somos um clube muito carente, não só de jogadores mas também de identificação. Recebemos qualquer um como um muçulmano recebeu a Caaba do céu lá em Meca. E os dirigentes. Essa presidente tá com um tremendo abacaxi nas mãos. Ontem ouvindo o "Show do Apolinho" (uso drogas admito), foi noticiado que a diretoria do Flamengo trablha em "sigilo" a contratação do Ronaldinho Gaúcho, para ser anunciada nas próximas semanas. Assim não dá. O clube quer manter a fama trazendo estrela pronta. Não tem uma frase que diz "craque se faz em casa". Então. Que você acha disso 28?

28 – Meu irmão, você tocou num assunto que vale uma tese. “Craque se faz em casa” era um argumento de uma época em que o futebol era, fundamentalmente, um ramo da cultura popular, como dizia o Saldanha, antes de sua tranformação em produto da indústria cultural, que exige escala de mercado. Internacionalização das mercadorias que são os jogadores fabricados em escolinhas para serem vendidos aí pelos 14, 15 anos. O craque que se faz hoje não é pra ficar em casa é pra vender pra Europa. No futebol, regredimos ao Brasil-colônia. É o tal negócio, meu irmão. Mas, diz aí: O que achou dessa briga entre o Dunga e a globo?

Sebastião - A Copa foi um fiasco. Torci muito pelos pequenos, a gente tem essa mania, querer ver o grande se foder diante de um pequeno. Coisa de terceiro mundista mesmo. Achei interessante essa briga do Dunga com a Globo. Mas não vejo ele como herói de nada. Se fosse um técnico melhor, ia ter todo meu respeito. Sabe, não sei se sou um esquerdista, diretista e tal, mas também não tenho muita simpatia pela grande mídia, pelo Jornal Nacional nem pelo Corinthians.

28 - O Renato outro dia escreveu um texto lá pro Vila Isabel, blog de alguns estudantes da turma dele e do Máximo, que vai na veia, me lembrou um dos poucos filmes que conheço, “Tempos Modernos”, do Chaplin. É o próprio Dunga, naquela cena em que Chaplin, distraído, pega uma bandeira vermelha que cai de um caminhão para entregá-la de volta. A multidão que vem atrás vê aquilo e faz de Carlitos, a bandeira na mão, um líder revolucionário.

Chaplin havia lido Marx (“o indivíduo não vale por si mesmo, mas pelo que acaba por representar”).

O que será que Dunga lê? E agora veio com esse papo de seleção operária como o povo brasileiro. É o seguinte, não dá pra confiar. Na carona do conflito com os engradados veio com essa. Com esse frio, não dá pra ficar muito tempo sentado. Tenho de andar pra circular o sangue. Vou nessa. Não vou esperar o Máximo.

Sebastião - Vai levantar? Também vou, sou meio inquieto. Me diz ai 28. Música? Tem ouvido algo que preste?

28 – A última vez que ouvi alguma coisa Robert Plant arrenbentava com Kashmir. O Bonzo ainda era vivo.

Um comentário:

  1. Essa do Robert Plant tu vai ter que me contar qualquer dia desses...E 28 e Sebastião foram andando por ali...

    ResponderExcluir