quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Melhor Falar de Música


Por Tadeu dos Santos

Vou lhe fazer uma indicação, Máximo. Há nas bancas um dvd com um show de Eric Clapton e amigos. O show foi realizado em 1983. Lá se vão, pois, 27 anos.

Os amigos são, dentre outros, Steve Winwood, companheiro de Eric no Blind Faith. Ano passado, 2009, os dois se reuniram nos EUA e fizeram um show antológico. É neste show (de 2009) que Eric canta a excepcional Rambling On My Mind, de Robert Johnson). Também estão entre os amigos Jeff Beck. Jeff substituiu Eric quando de sua saída do The Yardbirds. É um grande guitarrista. Acho, no entanto, que ele se acha mais importante do que a própria música. Um similar britânico do nosso Ed Motta e do americano Buddy Guy (um guitarrista do caralho, mas pretensioso além da conta).

O outro amigo é Jimmy Page. Se não me falha a memória o Jimmy Page substituiu o Jeff Beck quando este saiu do Yardbirds. Não tenho certeza.


Jimmy toca stairway to heaven.

Um show maravilhoso pra quem gosta de rock e de blues.

E três guitarristas que tranquilamente estão entre os 10 maiores de todos os tempos.


Ao contrário de tudo quanto é lista que circula na internet e que coloca Jimmy Hendrix como o maior de todos os tempos, a minha é diferente e já me xingaram pra caralho num desses sites. Acho que Stevie Ray Vaughan é o maior de todos. Também acho que Eric Clapton em decorrência de sua postura diante da música (e do blues) acaba por se tornar o mais importante de todos.

B. B. King é um monstro e Muddy Waters é outro, mas dentre os antigos acho Albert King simplesmente inigualável. Também acho que a gravação de Eric pra It Hurt me too é superior à original de Elmore James.


Ouço aqui e ali gente dizendo que nossa música é a melhor de todas. Não é. Vejo o concerto for George, organizado por Clapton (após a morte de George Harrisson) e constato que nunca vi show melhor e tampouco músicos superiores aos que estão no palco. Há um concerto em homenagem à Rainha e no palco tem mais gente relevante do que nossa mpb conseguiu reunir ao longo de toda a sua história. É triste, mas é verdade.

O dvd custa só R$ 14,90. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário