segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Burrice também é profundamente coerente



De vez em quando consulto o Caboclo Miles. Sempre que baixa, vem logo avisando que não tem paciência pra anacronismo e que previsão do futuro era com a falecida Mãe Diná.

O Caboclo acha engraçado certos macumbeiros que, embora arriem o despacho como qualquer outro, também acendem uma vela pra Deus, outra pro Diabo, pois assim cercam a encomenda por todos lados e, qualquer que seja o resultado do "trabalho", sempre acertam. Em geral, são sonsos, ambíguos, escorregadios, bajuladores, pois o que querem é ser qualquer coisa que dê certo. Incapazes de análise, de arriscar por conta própria, pois não apenas não têm nada pra arriscar, mas, o que é pior, não pensam, porque nunca tiveram nada pra dizer, por isso vivem pedindo "coerência". Aliás, coerência é uma espécie de palavra de ordem desses tipos.

Por isso, é difícil explicar o que é estratégia e tática em situações de crise, sobretudo quando se trata de decidir entre o Coisa Ruim, o Capeta ou Netinho do Vovô da História. Pedem "coerência". A burrice também é profundamente coerente. Nunca deixa de ser burra.


SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário