terça-feira, 1 de março de 2016

BNCC

Uma “história em migalhas” é que sempre me pareceu um reducionismo. Os campos historiográficos são úteis apenas pela ênfase que conferem a uma determinada abordagem, graças aos conceitos, categorias e técnicas mobilizados na interdisciplinaridade (a História Econômica mobiliza especificidades da Economia etc). A história, porém, é composta por dimensões econômicas, políticas, artísticas, religiosas que não se separam.

Além disso, história é diacronia. O processo histórico se articula no tempo. Todavia,indispensável recortar. Não vejo como a “perspectiva do oprimido” implique desconhecer o processo de dominação sem o qual não constituir-se-ia a própria condição do dominado.

Nessa discussão, fico com a posição de um grupo de Professores de História da América, publicada na Anpuh. Particularmente, o parágrafo sobre a Revolução do Haiti. Termos exatos. Na veia.

SRN



Quem se debruça sobre o componente de História na BNCC logo perceberá que grande parte da história da humanidade não foi contemplada. A históri...
SITE.ANPUH.ORG|POR ANPUH-RJ -THIAGO REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário