segunda-feira, 28 de março de 2016

Quem quer carona pra Cuba no avião do Obama?

O anticomunismo sempre foi um espantalho disponível. A julgar pelo seu uso, temos uma história política presa a um acontecimento inamovível. Se comparam o que vivemos hoje com 64, desprezando tudo o que é relevante (Guerra Fria, República Sindicalista, intervenção militar, governo, de fato, progressista), para nos fixarmos em formas vazias, caricaturas anacrônicas, por que não comparar com o Estado Novo, uma vez que tivemos o “Plano Cohen” – “uma conspiração do comunismo internacional” -, forjado pelo general Mourão, o ‘Vaca Fardada’, o mesmo que, em 64, precipitou o golpe?

Braudel sempre vale, seu tempo tripartite. Daí a minha pergunta: o anticomunismo é próprio e, portanto, ainda pauta na longa duração ou o que temos é um problema de conjuntura em que analogias puramente formais impedem a verificação adequada do problema que consiste justo no consenso, na vitória da hegemonia de direita?

SRN



Um comentário:

  1. É próprio sim. Depois do que houve com o polo difusor do comunismo no mundo (a União Soviética), a esquerda teve que se metamorfosear para iludir o anticomunismo, pois a extinção desse sim - alegando-se que não haveria mais razão para sua existência pós URSS - teria sido um efeito colateral muito útil para a esquerda. Entretanto, os mais atentos e clarividentes, já naquela época lembravam que o fim do sovietismo não era o fim do comunismo. Cuba, China e Coréia do Norte continuam por aí, mas além disso, surgiu na América Latina um populismo de esquerda que visava a implantação do socialismo do século XXI. Hoje, apesar de todas as mudanças cosméticas na China, e de tentativas nesse sentido em Cuba, já não é mais possível tentar transformar o anticomunismo em algo anacrônico, pois aqui e acolá, pululam demonstrações inequívocas de simpatia pelo comunismo, como na Rússia de Putin, e na Bolívia de Evo Morales (lembremos por exemplo de seu presente ao Papa: um crucifixo em forma de foice e martelo). Nesse caso em questão, portanto, o anticomunismo ainda pauta na longa duração, porque o comunismo não morreu.

    ResponderExcluir