sábado, 21 de março de 2015

A Boa Imprensa Liberal

Andam dizendo,em argumento de botequim fuleiro, que a prova da intolerância está no pedido de cassação da rede Globo. Quem diz isso, em geral, esteve no espetáculo do circo de horrores, de faixas padronizadas de norte a sul, de domingo passado, bajulando agente do dops. 
Independente do referencial teórico de que se utilize, a observação direta, empírica, demonstra que imprensa no capitalismo será sempre conservadora porque se trata de uma empresa, como outra qualquer. De que outro modo manter uma estrutura de um grande jornal, prédio, equipamentos, pessoal, passagens aéreas etc? 
Sabendo de tais limites, ainda assim - e essa é a luta que acho válida e possível - é tentar uma boa imprensa liberal, como a que me ocorre agora, de quando eu era jovem: o Jornal do Brasil era conservador, mas permitia amplo espaço ao contraditório, às propostas de esquerda, além de ter desempenhado um excelente papel na luta contra a censura a um ponto de não ter conseguido concessão de televisão que foi entregue ao Sílvio Santos. 
Já o Globo tem uma atuação deletéria histórica. Seus carros são virados desde o suicídio de Vargas. E o que esta organização empresarial fez na cobertura das Diretas Já, então nem se fala.Acreditou tanto no seu poder, à época no auge, que resolveu não dar notícia do primeiro grande comício em São Paulo em janeiro de 84, pois achava que se não desse, a realidade não existiria. Resultado: caiu do cavalo, ou melhor, teve seus carros virados pela população na rua. Não acho que devemos aliviar na luta pelo fim da concessão pública dessa empresa de interesses estritamente privados.

SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário