segunda-feira, 16 de março de 2015

Havia conteúdo de classe nas manifestações ontem?

Penso que não é esta a pergunta a ser feita. E a história comparada com 64 vale pela diacronia, pelos elementos que atravessam o tempo, adaptando-se. O que havia ontem e que não temos hoje – e que faz muita diferença – é a Guerra Fria. Em 64, havia uma premissa maior que, em seu auge, fazia o resto parecer mero desdobramento.

Não temos problemas na área militar, à época completamente radicalizada contra o ‘inimigo interno vermelho”, hoje, amadurecida, tranquila, profissional e constitucional.

Não temos também uma mobilização de caráter trabalhista por reformas de base. Ao contrário, quem mais mobiliza hoje é alguma coisa análoga à “Marcha com Deus pela Família e Propriedade”.

Outro elemento semelhante, diacrônico, são as organizações empresariais de comunicação que fazem agora um papel semelhante ao dos institutos IPES e IBAD, comando orgânico dos golpistas, em 64.

Indispensável, portanto, repetir como um mantra: a principal luta hoje é disciplinar, sob marco regulatório, a atuação dessas organizações empresariais de comunicação.


SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário