domingo, 8 de março de 2015

Cátia, Minha Candace

Além de linda, você é uma mulher que me expõe todas as contradições do machismo, a despeito de toda a força que faço. Na divisão do trabalho doméstico, a louça que não dei importância, mas que me cabe, pois a sua parte já foi feita. A última palavra, sempre lúcida e firme, o que me faz desconfiar de quem é o verdadeiro sexo forte. O compromisso absoluto que sempre diverge do meu clássico, tipicamente carioca, “depois eu passo lá”. Quando você diz que vai passar, pode contar que é certo. E não vale nem a desculpa da carioquice, pois ambos nascemos na Guanabara. Ambos também Rubro-Negros, fizemos História, e a referência crítica na práxis diária de professora do Município do Rio que procura fazer valer a lei de ensino de História da África e Relações Étnico-Raciais numa discussão que exige prudência, pois confronta preconceitos, notadamente o avanço do messianismo evangélico, em que as crianças populares, basicamente mestiças, têm em casa uma matriz que condena qualquer coisa vinda da África, até mesmo uma simples representação estética, como coisa de “macumbaria”. Não bastasse enfrentar o capeta, há a política, a recidiva reacionária; enfim, a enumeração seria longa. Por isso o seguinte:

“Eu a amo.”


SRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário