sexta-feira, 18 de junho de 2010

Engradados

Vejo a cobertura que nossa “imprensa” faz da Copa do Mundo e a pergunta que insiste em não silenciar é: por que não levaram ao menos um jornalista que dignificasse a profissão.

Há por ali um amontoado de torcedores, uma turba ignara que vive a repetir o surrado mantra:

- Foi o nervosismo da estreia. Por isso não nos saímos bem.

Pois é, “não nos saímos bem” é frase carregada de eufemismo. Na realidade ela significa:

- Jogamos um futebolzinho de merda. Sabíamos todos que seria assim. O que esperar de um time com tantos volantes, sem meia e sem talento? No entanto, somos pagos pra dizer que o rei não está nu.

A outra desculpa que muito se faz ouvir é:

- Todos os coreanos ficaram atrás da linha da bola.

É verdade. Todos sabiam que seria assim. Frise-se, no mesmo passo, que podem ser contados nos dedos de uma só mão, as seleções que cometem a ousadia de jogar de “igual pra igual” com a seleção brasileira. Sempre foi assim. Pode ser, contudo, que acaso venhamos a insistir no “conceito de futebol Dungueano” esse respeito se esvaia. Pode ser.

- Contra a Costa do Marfim as coisas serão diferentes. Eles sairão pro jogo.

Por que isso ocorreria? Muitos (e eu me incluo) apostam no empate triplo entre Brasil, Costa do Marfim e Portugal. Todos sabem também que nos confrontos contra a Coreia do Norte será formado o saldo de gols que definirá a classificação. O mais razoável, portanto, é que seja o time do Dunga aquele a sair pro jogo(fez o saldo mínimo), a expor-se. Ou não?

Penso tudo isso, mas também confesso que me divirto à vera assistindo à incessante produção de versões para o fiasco do time do Dunga. Dizem que nos estúdios da Globo está terminantemente proibido o ingresso de crianças. Elas são dadas a dizer verdades, algo totalmente inaceitável naqueles domínios.

Tadeu dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário