segunda-feira, 7 de junho de 2010

Recomendação de leitura sobre modelo de gestão no futebol

E-mail muito útil: Guilhermino Machado M. esclarece-me indicando a biblioteca digital da Fundação Getúlio Vargas. Nela encontrarei informações que aprofundará o que ele lera em um dos meus "posts sobre o futebol deixando de ser um ramo da cultura popular e transformando-se cada vez mais num produto da indústria cultural." Guilhermino recomenda a leitura do trabalho acadêmico de Antônio Carlos Kfouri Aidar, a respeito da "transformação no modelo de gestão no futebol e o estudo de caso paradigmático do Manchester United. Importante para quem gosta de futebol e afirma será historiador."

Valeu, Guilhermino. O trabalho que me recomenda talvez me tire a seguinte dúvida: o modelo dos clubes europeus, de que tanto se fala e, sobretudo o do Manchester a que você se refere, concebido para funcionar no centro do sistema, poderia ser adotado no Brasil, na Argentina, em sistemas econômicos dependentes? Um futebol de exportação, como o brasileiro e o argentino, não exige clubes exatamente específicos, capazes de cumprir as funções que lhes cabem na divisão do trabalho de fornecedores de craques?

Agora é só estudar. Valeu, mesmo, meu irmão.

SRN






Nenhum comentário:

Postar um comentário