segunda-feira, 10 de maio de 2010

Meu Time de Botão

Ricardo Drago, do sítio "Meu Time de Botão", www.meutimedebotao.blogspot.com, andou lendo Nação Maior e resolveu correr o risco, me fazendo algumas perguntas, cujas respostas foram lá publicadas e, aqui, vida que segue.



MEU TIME DE BOTÃO - ANTÔNIO MÁXIMO DE MEDEIROS DA ROCHA






















Boa Tarde! Amigos Craques de Botão!
Nosso entrevistado de hoje é Antônio Máximo de Medeiros da Rocha, desenhista, estudante de História e eidtor do ótimo http://www.nacaomaior.blogspot.com/. Torcedor do Clube de Regatas do Flamengo

meu time de botão
que time você torce? e como começou essa paixão?

Antônio
Flamengo. Sou a prova de que já se nasce Rubro-Negro. Filho de imigrante português, que não ligava pra futebol, mas que passou a frequentar o Maracanã, me levando nos ombros, quando eu era moleque.

meu time de botão
quem foi ou é o maior jogador que você viu jogar?

Antônio
Zico.


meu time de botão
e nos conte qual o jogo que não sai da sua memória?

Antônio
Inesquecível o primeiro título Brasileiro, em 80. Assisti ao jogo espremido entre os lances da arquibancada, perto da Charanga, quase na grade que separa a tribuna do nosso lado esquerdo, o lado absoluto do Flamengo no Maracanã. Hoje não seria mais desse jeito. O Maracanã mudou, inclusive na capacidade de público, bem mais restrita.


meu time de botão
e uma derrota impossível de esquecer?

Antônio
Os 3x0 contra o América do México, pela Libertadores, há dois anos, naquele oba-oba da despedida do Joel.


meu time de botão
qual a melhor equipe que você viu jogar?

Antônio
Drummond certamente assinaria embaixo, seguinte:
Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e ZICO; Tita, Nunes e Lico.

meu time de botão
agora escale pra nós o seu time de botão, a sua seleção imbatível de todos os tempos!

Antônio
Tenho 47 anos. Meu time de botão era anterior ao time que escalei acima, o melhor time do século passado, sem dúvida. Aí, pelos meus 11, 12 anos, jogavam no meu timo Rodrigues Neto, Liminha, Reyes, e – é claro – Zico, Júnior, Geraldo, assobiador.

meu time de botão
se você fosse o presidente do Flamengo, que jogador, você contrataria pra resolver os problemas do time?

Antônio
O problema do Flamengo é o meio-campo, na falta de criatividade que, por depender do Pet, um monstro, mas, já instável, necessitaria de, por exemplo, um Ganso, do santos.

meu time de botão
pra você, contra quem é hoje a maior rivalidade do Flamengo, e porque?

Antônio
Quando eu era moleque, tinha uma secura no Botafogo, por causa dos tais 6x0 do início dos anos 70. Ia no Maracanã e via aquela faixa, “6x0”, já amarela. Depois dos 6x0 que devolvemos e logo depois 6x1, hoje o amarelo da faixa velha que foi pro lixo passou pro time, amarelo, complexado, time de bairro.

Tivemos durante muito tempo, sobretudo na década de 80, o Vasco, vice por vocação, que hoje só ganha segunda divisão. Por falar nisso, eles deveriam se orgulhar, pois têm um título que nós nunca teremos...

Francamente, não vejo ninguém.

meu time de botão
o que você anda lendo sobre futebol, quais livros?

Antônio
O último livro que li foi uma rápida biografia do Saldanha, escrita pelo João Máximo. Na UERJ, onde, depois de velho, resolvi fazer História, existe uma disciplina chamada sociologia do futebol. A bibliografia deve ser interessante.

meu time de botão
e qual ou quais livros contam bem a história do seu time?

Antônio
Rui Castro escreveu alguma coisa, outros também. O Flamengo já apareceu na literatura através do grande Rubro-Negro José Lins do Rego. Mas, sinto falta de livros com mais substância, refiro-me a ensaios e análises baseadas em referenciais téoricos que expliquem, por exemplo, a razão de um time de massas como o Flamengo, a partir de um determinado momento, a partir daquele time que começa em 78, com a cabeçada do Rondinelli e vai até 87, com um breve intervalo devido à passagem do Zico pela Udinese, na Itália, integrar, além da garra, da raça que nos caracteriza, a arte, a habilidade da alma popular.

meu time de botão
gostaria que você comentasse um pouco sobre o seu blog - http://www.nacaomaior.blogspot.com/

Antônio
Meu blog é neófito. Não tem um mês. E vai durar enquanto me der prazer.

meu time de botão
conte sobre as suas as ilustrações para o blog

Antônio
Sou desenhista, por profissão. Fui também desenhista de arquitetura e arte-finalista de Bloch-Educação, da extinta Manchete.

Esta, aliás, uma das razões do blog. Não tenho editor para as charges, paras as ilustrações. Desnho o que quero.

meu time de botão
você ainda tem seus botões de infância, ainda joga, tem boas lembranças, conte pra nós, jogava muito?

Antônio
Muito, como me referi acima. Botões de galalite, caixa de fósforo com chumbo dentro fazendo o goleiro, dadinho como bola. Também guardava meus botões misturados em talco, a fim de evitar gordura e não travar na mesa. Ao lado de jogar pelada descalço na rua, era a minha diversão preferida.

Infelizmente, não tenho mais meu time.

DE PRIMEIRA
quem é o melhor time, hoje? no Brasil? e no mundo

Como Rubro-Negro fanático, o Flamengo. Mas, justo por ser Rubro-Negro, não sou burro a ponto de não ver que os moleques do Santos são o seguinte. Sem dúvida, o Ganso é um meio-campo na linha do Falcão, Sócrates, um tipo de jogador que eu pensei que não fosse mais ver.

e no mundo? Barcelona.

quem é o melhor jogador do mundo na atualidade? Messi

quem ganha a Copa do Mundo?
A vitória desse time do Dunga fará tão mal ao futebol quanto a derrota do maior Seleção de todos os tempos, a de 82. Aquela catástrofe, permitiu a chorumela da “era Dunga”, daquela mediocridade, que não reconheço como futebol brasileiro (consciente da estupidez, do ponto-de-vista da história, do que estou dizendo), Campeã em 94

quem ganha a Copa do Brasil? Gostaria que fosse o Vitória.

quem ganha a Libertadores? Flamengo

entrevista realizada por e-mail no dia 3 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário