sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Choque no Rato

Este é um blog sobre o Flamengo, para o Flamengo e, às vezes, a despeito do próprio Flamengo.

E nada mais Rubro-negro do que a população carioca.

É quando o que se viu hoje atingir o cerne da Nação.

O Rato lambendo geral embaixo do viaduto que dá acesso ao Noel Rosa, pra Vila Isabel. Como se fosse o Manto pegando fogo.

É possível conservar a boa fé, fazer força contra o cinismo, mas, não dá, depois de se já ter vivido e visto o suficiente, pra simular ingenuidade, quando, na verdade, é estupidez.

As casas queimadas neste incêndio me cheiram à pirolimpíada.

Li material do Forum Social Urbano, aqui realizado recentemente. Um geógrafo da UERJ, que presta assessoria às comunidades cariocas, falou a respeito dos megaeventos. Esclareceu-nos expondo que se trata de um esforço de assepsia urbana, voltado para a organização da "cidade-empresa", espaço urbano limpo e preparado para a venda das mercadorias das multinacionais associadas.

Justo porque a melhor produção de conhecimento, relativamente à questão urbana, vem dos movimentos populares organizados, particularmente do "Observatório de favelas".

O que li apresenta o problema com precisão e profundidade e permite estabelecer conexão com abordagens semelhantes a respeito de megaeventos (como a copa e as olimpíadas) ,com muita clareza também a necessidade de substituição de uma democracia representativa, meramente formal, numa democracia mais direta, com o Estado aberto à participação e deliberação dos movimentos sociais organizados.

O Rato queimado é o Manto.

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário