terça-feira, 11 de maio de 2010

A Verdadeira Nova República

A vantagem de aposentar o burro sem rabo, entrar pra faculdade, arrumar um computador e falar do Flamengo é conseguir razoável solidariedade. A rede social que o Flamengo estimula é a prova de que o impossível de Nossa República nos é indispensável e quem já carregou compensado amarrado pela Frei Caneca desdenha do facilitário.

Natural de outra república, Tadeu dos Santos, no email que também reproduzi ontem, conta como veio para o Flamengo, aqui pediu cidadania, construiu sua identidade.

O texto que enviou para o "É muito penalty" surge mesmo dessa realidade e, porque muito bem escrito, concisamente bem fundamentado, serve como testemunho:


"A CBF bate o martelo para afirmar que o Flamengo não foi o primeiro clube a conquistar por 5 vezes o campeonato brasileiro. Assim sendo, a tal taça de bolinhas vai para o São Paulo.

Eduardo Couture um jurisconsulto uruguaio dizia que quando o Direito ignora a realidade, a realidade se vinga e também ignora o Direito. A decisão da CBF encaixa-se à perfeição na máxima jurídica a que vimos de nos referir. Ela, de fato, ignora a realidade. A nosostros, portanto, tudo o que resta é, de igual maneira, ignorar a CBF e sua estúpida decisão.

A Copa União de 1987 (origem de toda essa pseudo polêmica) teve seu regulamento alterado em meio à competição. A ilação que de imediato se impõe é que o costume pátrio de alterar as regras do jogo quando o mesmo já teve início é já um tanto quanto vetusta. O castigo que se pretende impor ao Flamengo é de meridiana clareza, ou seja, ainda que o jogo não seja lá muito limpo, adapte-se a ele.

O Sport alardeia-se campeão de 1987. Todos sabem que tudo o que o nobre clube Pernambuco conquistou foi o que à época era a 2ª divisão do campeonato brasileiro. Colher benefícios da torpeza e má-fé de um regulamento não é atitude igualmente indecente?

O São Paulo efusivamente comemora a primazia na conquista dos 5 títulos brasileiros, põe a mão na taça e já reserva um privilegiado lugar para a mesma em sua sala de troféus.

Todos passam com uma enorme desfaçatez ao largo da realidade.

Vivemos a nos queixar da diuturna conduta de nossos políticos e tão logo se nos aparece a oportunidade, agimos exatamente como aqueles que denunciamos e desprezamos. O que afinal diferencia os dirigentes e torcedores de São Paulo e Sport daqueles políticos envolvidos com os mais diversos tipos de mensalão. Parece-me que nada.

Gostar de futebol e até mesmo zoar com os torcedores dos outros clubes é algo inteiramente diverso dessa indecência que se pretende armar contra o Flamengo. Rivalidade é algo que se constrói com ética e correção e isso, claro, também vale para o futebol.

Ignorar a realidade, repito, é o mesmo que render homenagens à loucura. Hoje é o Flamengo, amanhã poderá ser o time do seu coração. Pense nisso."

SRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário